4+1 razões para que animais e crianças passem mais tempo juntos

criança a brincar com dois cães

Alguma vez o seu filho ou uma criança da sua família manifestou interesse em brincar com um animal de estimação?

Talvez já tenha um patudo na família, ou talvez lhe tenha respondido que não porque não tem espaço, tempo ou outro tipo de condições para acolher um animal. E os pelos? Ui… os pelos…

A verdade é que além da alegria e companhia que um animal de estimação proporciona, ao longo dos anos, vários estudos e especialistas têm verificado inúmeras razões para que animais e crianças passem mais tempo juntos, incluindo benefícios relacionados com a melhoria da sua saúde e bem-estar.

Conheça as 4+1 razões que recolhemos e que o farão equacionar a presença de um patudo em mais brincadeiras das suas crianças.

1. Sentimento de responsabilidade

Ao ficarem responsáveis pelos cuidados diários do animal, tais como passear, ter água limpa sempre disponível e comida adequada, as crianças acabam por desenvolver capacidades que levam a um maior sentido de responsabilidade e autonomia desde a infância.

2. Estilo de vida mais ativo

Passear o seu animal pode ser um ótimo pretexto para sair de casa, praticar exercício físico e ter uma vida social mais ativa, evitando o sedentarismo e a obesidade infantil. Além disso, o contacto com o exterior tem uma grande importância no desenvolvimento das crianças. São agora dois os motivos para um passeio até ao parque!

Mas as brincadeiras não ficam reservadas ao exterior!

Um animal mais jovem tem a energia necessária para brincadeiras dentro e fora de portas.

3. Contacto que fortalece o sistema imunológico

Os animais de companhia têm ainda efeitos positivos na saúde!

Ao promover o contacto próximo entre animais e crianças, o sistema imunológico consegue ter um melhor desenvolvimento, pois é estimulada a produção de anticorpos, que resulta em menor propensão para a contração de determinadas doenças.

4. Redução dos níveis de stress

Sabia que acariciar um gato ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade e acalmar momentos mais tristes?

A companhia de um animal é uma verdadeira terapia. Por ser um amigo e companheiro de brincadeiras, contribui para a redução de situações de stress e, consequentemente, a dormir melhor.

4+1. Criação de valores e um amigo inesquecível

Caso tenha, ou esteja a ponderar adotar um animal, para se juntar à família, recorde-se que as crianças, quando convivem com um animal e participam nas tarefas de cuidado deste, estão a desenvolver capacidades emocionais e sentimentos de empatia, lealdade e amor também com os humanos.

É por tudo isto que um animal é um verdadeiro estímulo!

Mas… Eu não tenho um animal de estimação…

Caso não reúna condições para ter, em sua casa, um animal de estimação, esse não é um motivo para privar as suas crianças do contacto com estes.

Melhor do que um animal e uma criança é a oportunidade de, em família, poder contactar com um ou mais patudos, criando bons momentos.

O voluntariado em família é uma excelente opção para promover o contacto entre animais e crianças, e as atividades são variadas: desde passear, lavar, alimentar, brincar ou até acolher temporariamente. Existem várias possibilidades!

Caso tenha interesse ou queira saber mais sobre como é ser voluntário na Gaticão, contacte-nos!  

Desenhos dos alunos de pré-escolar do CASCI (centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo), inspirados pelos patudos da Associação Gaticão, 2022.