Sobre Nós

O que é a Gaticão?

A história da Gaticão é feita de histórias criadas em Aveiro, desde 2004.

A dos animais que aqui estão e por aqui passaram,

E a das famílias que são mais felizes desde que têm um animal da Associação.

Enquanto os nossos animais esperam pela família que vão fazer feliz, nós cuidamos e damos-lhes tudo o que precisam: alimentação, instalações, cuidados médicos e, sobretudo, Amor.

Recolhemos doações alimentares e não alimentares que permitem cuidados veterinários, limpeza e manutenção das instalações.

Contamos consigo nesta que é uma responsabilidade de todos, por uma sociedade mais consciente.

A nossa história

A Gaticão é uma associação sem fins lucrativos, criada em 14 de outubro de 2004. Ainda antes da sua criação oficial, os membros fundadores já se dedicavam à proteção e recolha de animais abandonados do concelho de Vagos, embora a título particular.

Em 2006, celebrou-se com a Câmara Municipal de Vagos, um protocolo de colaboração onde nos foi cedido o espaço onde hoje temos o nosso abrigo. Temos ao nosso cuidado mais de 200 animais, entre cães e gatos, que procuramos encaminhar para adoção responsável.

A nossa missão é proteger animais abandonados e encontrar um dono responsável.

Fazemos questão de dar aos nossos animais as melhores condições possíveis de subsistência. Todos eles estão “chipados” e vacinados contra a raiva. Levamos a cabo uma política de esterilização, como forma de reduzir a população animal. Nos anos mais recentes, desenvolvemos diversas ações de carácter pedagógico e de colaboração com a comunidade do concelho e distrito, através de ações nas escolas e outras associações e através da promoção da reinserção social, nomeadamente pela prestação de trabalho comunitário.

Estamos certos de que o caminho a percorrer é longo e, por isso, contamos com a sua ajuda!

O nosso manifesto

Nas horas das refeições, estamos cá.

Nas horas dos passeios, estamos cá.

Nas horas dos cuidados veterinários, de esconder o comprimido na comida e, por vezes, de o ver ser cuspido de seguida, estamos cá.

Nas horas de limpar as boxes, estamos cá. E nas horas de as construir, também permanecemos cá.

Estamos cá nas horas das despedidas.

Estamos cá nas horas das boas-vindas. E, mesmo quando estamos cansados, também permanecemos cá.

Acreditamos que a rua não é lugar para os patudos. Por isso, estamos cá para procurar a sua nova família.

Acreditamos que o mundo pode ser melhor para humanos. Por isso, estamos cá para procurar o seu melhor amigo e companheiro.

Por isto tudo, estamos cá.